uma base histórica 

clique aqui e conheça o nosso credo

       As Assembleias de Deus no Brasil escreveram uma das mais belas páginas da história do movimento pentecostal em nosso país e no mundo, imprimindo um importante destaque na sequência factual da igreja cristã no período contemporâneo. Como tudo isso aconteceu? Como foram os primeiros momentos desse movimento de poder e glória em nosso país, em nosso estado e em nossa cidade? São perguntas que passam pelas mentes e atingem os corações dos servos de Deus mais novos, que não viveram aqueles dias iniciais do evangelho em nossa terra. [...].

 

       O surgimento, a organização e o vertiginoso crescimento dessa denominação pentecostal em terras brasileiras mostram de maneira inequívoca o operar de Deus nas vidas dos pioneiros da mensagem de salvação que avançou poderosamente sobre o nosso território, libertando vidas alquebradas pelo poder destruidor do pecado. Tal qual nos dias da igreja primitiva, o Espírito Santo agia de forma espetacular, salvando almas, curando enfermos, batizando crentes no Espírito Santo e libertando os oprimidos do diabo. Sinais, prodígios e maravilhas aconteciam diariamente, causando pasmo e pavor nos incrédulos e fortalecendo a fé dos crentes. 


        O sopro do Espírito Santo conduziu as boas novas da salvação aos outros estados da Federação. O Nordeste, o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul do país foram tendo seus estados um a um “invadidos” pela poderosa e benfazeja mensagem do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Grandes centros urbanos e vilarejos recebiam a Palavra de Deus, que por tantos anos fora ofuscada pelo férreo domínio da igreja tida como religião oficial, que, sob vários pretextos dificultava o livre exame das Escrituras pelo povo. 

 

Três anos após a fundação oficial da Assembleia de Deus no Brasil, o Piauí era mais um estado do Nordeste a receber as Boas Novas da salvação. Como isso aconteceu? Respondemos a esta importante indagação, apresentando um pequeno relato histórico de como o evangelho teve início em algumas cidades do nosso querido Piauí. A seguir os relatos, sendo que os mesmos levam em consideração uma ordem cronológica, seguindo dados que foram acumulados pelos irmãos ao longo do tempo. 


        A cidade de Piripiri foi a primeira no estado a ouvir as Boas Novas da salvação. Em 1914, João Canuto de Melo comprou uma Bíblia no vilarejo de Coivaras, e a partir de então tornou-se o um abnegado pregador das Boas Novas de salvação aos amigos e vizinhos e parentes. Ele encheu a região com a doutrina singular de que “Jesus salva, cura e batiza no Espírito Santo! ”. Muitas vidas foram salvas, recebendo a regeneração que somente Jesus Cristo pode dar, através da ação poderosa do Espírito Santo. 

 

      A História das origens do Evangelho Pentecostal em Teresina, remonta aos começos do mesmo no Brasil, mais precisamente em Belém do Pará. Após a mensagem pentecostal ter se firmado no Norte do país através dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, os ventos do Espírito Santo impulsionaram os servos do Senhor a levarem essa benfazeja mensagem avante, mais além e ela saiu dos contornos geográficos do Estado do Pará e adentrou nas terras nordestinas.

 

       Aqui em Teresina a partir da realização do primeiro culto por crentes da futura Assembleia de Deus, em 24 de novembro de 1933, a residência da família Sarmento, que estava situada na Avenida Campos Sales, no Centro de Teresina, passou a ser o local de cultos daquele pequeno grupo de abençoados irmãos. Era a confirmação das fidedignas promessas do Senhor: Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18). Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28. 20). E vós me sereis por povo e Eu vos serei por Deus (Ez 36. 28). 
        

         Como na casa de Maria, mãe de João Marcos, que foi o local de reuniões e orações da igreja em Jerusalém nos primeiros dias do cristianismo (At 12. 5,12) e a casa de Lídia em Filipos (At 16.11-15), a casa da família Sarmento em Teresina, abrigava os cultos do processo embrionário da Assembleia de Deus em Teresina, naqueles dias do ano de 1933.

 

        De Belém irradiavam as decisões concernentes ao serviço do Mestre em Teresina e no Piauí e em várias partes do Brasil. Para avançar nos passos rumo à fundação, foi de lá que procedeu a tomada de decisão para essa finalidade. Tudo começou com uma deliberação tomada na cidade de Belém, capital do estado do Pará. 

 

       A Convenção Geral realizada ali no período de 13 a 20 de junho de 1936, achou por bem que o pastor José Bezerra Cavalcante, assumisse a direção do trabalho do Senhor no Piauí, ficando o irmão Alfredo Carneiro como evangelista. Sobre esse fato relata o pastor e escritor Silas Daniel em seu livro História da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil: “Após ouvir a declaração do irmão Carneiro, a Convenção resolveu conceder-lhe uma carta, autorizando-o a evangelizar em seu Estado, mas não conferiu-lhe poderes para batizar e distribuir a Ceia do Senhor”. 

 

        Estava, portanto, dado o primeiro e decisivo passo rumo à organização e fundação da Assembleia de Deus em Teresina. Aquele movimento que começou tímido, em 1927, com a realização de cultos simples na casa de irmãos, agora tomava corpo e partia para o estabelecimento de uma Igreja organizada, com estrutura de pessoa jurídica devidamente registrada, de acordo com o que rezavam as leis vigentes no país naquela época. Nos anos futuros teríamos uma Igreja organizada. 

        Os preparativos para a solenidade de fundação foram feitos. Como no cenáculo, no dia de Pentecostes, “Estavam todos reunidos no mesmo lugar” (At 2.1). Deste modo no dia 07 de agosto de 1936, foi fundada e organizada a Assembleia de Deus em Teresina, sediada à Rua Olavo Bilac nº 13. O culto solene de fundação e organização contou na ocasião, com a presença de 28 pessoas. 

 

         Um número tão pequeno, porém muito barulhento, pois o poder de Deus se manifestou poderosamente naquele pequeno salão como confirmação da ação divina na vida daqueles crentes. Vinte e oito destemidos irmãos. Homens e mulheres movidos por uma coragem sobrenatural, de encarar a qualquer custo, os desafios que não sendo poucos, se apresentavam à Igreja. 

 

         A Ata de fundação foi assinada pelo pastor José Bezerra Cavalcante, que se tornava naquele momento histórico, o primeiro pastor presidente da Assembleia de Deus em Teresina. Também assinou aquele documento solene, o irmão Leôncio Avelino Morais Sarmento. Foram eleitos na ocasião o irmão José Nobre, para o cargo de tesoureiro, e irmão Demóstenes Ferreira, como Secretário. Era, assim, formada a primeira diretoria da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Teresina. 

 

         Depois da Rua Olavo Bilac nº 13, a Igreja teve outro dois endereços antes de se instalar de uma vez por todas no endereço em que ela se encontra hoje. Mais tarde o local de cultos da igreja transferiu-se para a Rua São Pedro nº 25-D, no Centro da Capital, conforme está registrado em um antigo e pequeno livro de ata com data de 1942. Nesse local o povo de Deus esteve se reunindo para adorar ao Senhor até o ano de 1943, quando foi providenciado outro local, também no Centro da cidade.

 

        A partir de 1944, os trabalhos passaram a funcionar na Rua São Pedro nº 1319, esquina com a Rua David Caldas. Era um pequeno salão, com pouco espaço. No local atualmente funciona um mercadinho. A Igreja, agora sob a liderança do pastor Francisco Puruense de Alencar Sindeaux, caminhava com galhardia, palmilhando os passos do Mestre, sem desanimar sabendo que o Senhor Jesus Cristo, como autor e consumador da fé conduzia a mesma a bom termo. 

 

 

TEMPLO CENTRAL DA RUA SÃO PEDRO

 

        Com o desejo de ter uma sede própria e sair da incômoda situação de aluguel em que vivia a Igreja, os irmãos empenharam-se no objetivo de adquirir um terreno para construir uma sede própria. Assim, no ano de 1945, o Senhor propiciou a oportunidade, um terreno situado à Rua São Pedro. O mesmo custou, em moeda da época, a quantia de Cr$ 1.500.000,00 (Hum milhão e quinhentos mil cruzeiros)

 

        A partir de então, membros e congregados se dedicaram à construção do Templo Central. Foram momentos de intensa oração e de trabalho incansável. Os irmãos e irmãs envidaram todos os esforços possíveis para a concretização desse sonho que parecia distante, mas que o Senhor nosso Deus tornou realidade. No dia 27 de Julho de 1947 os trabalhos foram transferidos para seu templo próprio, na mesma Rua São Pedro, n° 1286, onde permanece até os dias de hoje.​ 

       Foi um momento de grande alegria para os irmãos que formavam a Igreja naqueles dias. Era a realização de um sonho. Como poucos irmãos, com parcos recursos, enfrentando tamanhas dificuldades, podiam ter erguido um templo no centro da capital? Somente a graça de Deus revelada na vida de cada um podia explicar tão grande empreendimento em momentos tão difíceis para o povo de Deus.

 

        O pastor Francisco Puruense de Alencar, com grande júbilo, cortou a fita inaugural sob os brados de "glória a Deus" e "aleluias" dos irmãos, misturados com o falar em línguas estranhas, e ainda, sob os olhares atentos e incrédulos das pessoas que observavam. Estavam eles talvez pasmos, como quem a dizer: "Mas não é que eles conseguiram mesmo", ou ainda a pensar "Não tem jeito para esses crentes: eles são mesmo vitoriosos". Deus usa até mesmo o ímpio para glorificar o seu nome.

Textos extraídos da obra "Uma Igreja Edificada" de autoria do pastor Raimundo Leal Neto.

nossos pastores:
Irã Santana Mesquita

Pastor Presidente
Esposa: Ir. Raquel Vieira Lopes Mesquita

José Alves Paiva

Pastor Vice-Presidente

Esposa: Ir Mirian Mota Paiva

Mateus Francisco

Secretario de missões - SEMIT
Esposa: Ir. Rita de Cássia

fotos históricas
PR_JOSÉ_BEZERRA_CAVALCANTE
PR._JANUÁRIO_NORBERTO_SOARES
PR. JOSÉ MENEZES
PR. FRANCISCO PURUENSE DE ALENCAR
PR._JOSÉ_PINTO_DE_MENEZES
PR._JOSÉ_RAMOS
PR. ARMANDO CHAVES COHEN
PR. MANOEL ALVES RIBEIRO
PR PAULINO FLAVIO RODRIGUES
PR._PAULO_BELISÁRIO_DE_CARVALHO
PR. RAIMUNDO FERREIRA DE OLIVEIRA
PR._JOSÉ_DA_SILVA_NETO
PR. NESTOR HENRIQUE MESQUITA
PRESIDENTES ATUAIS
vídeo histórico
contatos

(86) 3221-9260

(86) 3305-2495

assembleiadedeusthe@hotmail.com

Rua São Pedro, 1286

Centro, Teresina-PI

  • Nosso Instagram
  • Nosso Canal no Youtube
  • Nosso Facebook

@2017 por Assembleia de Deus em Teresina. Todos os direitos reservados